terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Origem e História do Malabarismo

Afinal, o que se entende por malabarismo?
É simplesmente a arte de manipular objectos com destreza e de modo coordenado. Existem várias técnicas de malabarismo, mas a mais usual é criar uma sequência mantendo objectos no ar, e criar assim manobras e truques.
Os materiais utilizados são variados, como as bolas, massas ou arcos.
E como nasceu o malabarismo?

Existem relatos que possa ter nascido já na Antiguidade. No Antigo Egipto, cerca de 4000 A.C., foram encontradas pinturas murais no túmulo do Faraó Beni-Hassan que representavam figuras lançando objectos ao ar.

Também na Grécia antiga, nos séculos IV e V a.c, surgiram malabaristas pintados em vasos ou esculpidos em cerâmica. Mas foi com o Império Romano que a arte do Malabarismo foi conquistando a sua posição. Tornou-se uma forma de recreação ímpar, com malabaristas a animar feiras e os famosos espectáculos nas arenas. Além disso, era também divulgado através de esculturas, desenhos e mosaicos. Mas o declínio do Império, o malabarismo vem igualmente cair em desgraça...

Durante a Idade Média, período correspondente aos séculos V a XV, o malabarismo tornou-se uma arte marginal e mal vista. Quem praticava eram as classes mais baixas, pelas feiras e espéctaculos de saltimbancos. Era considerada uma forma de animação herege, e por isso, devia estar longe das classes mais abastadas e dos fiéis.


Após a idade Média, o malabarismo esteve ainda associado a cultos e cerimónias religiosas. Foram precisos alguns séculos para ele ser novamente visto como uma arte respeitada. A partir do séc XVIII, o malabarismo começou a ser praticado pelos palhaços nos espectáculos, e vem daí essa associação que fazemos entre o palhaço e o malabarista.
Foi só no século XX, mais precisamente em 1947, que um grupo internacional de Mágicos organizou a convenção do International Brotherhood of Magicians, em que um grupo de malabaristas decidiu criar uma organização apenas de malabarismo. Nasceu assim a International Juggling Association - IJA (Associação Internacional de Malabarismo). Apostaram na divulgação da arte e na organização de encontros e festivais. Muito graças a eles, nos dias de hoje o malabarismo é largamente reconhecido um pouco por todo o lado, encontrando expressãop não só nos circos (onde normalmente associamos esta prática), mas também em associações específicas e misturado com outras artes.

8 comentários:

Anónimo disse...

Aki esta um espaço mto interessante..:)

Força!

Isa

Anónimo disse...

alguem sabe o nome de 5 malabaristas famosos

André Mantas disse...

Um deles é com certeza Anthony Gatto. É possível uma vista à sua página oficial, onde estão muitas informações e alguns videos.

www.anthonygatto.com/

Outro dos maiores, Ruslan Dmytruk:

http://ruslandmytruk.com/default.htm

Joanna disse...

Ola,
estou elaborando um projeto de pesquisa sobre os malabaristas no Brasil, gostaria de saber se você tem alguma bibliografia refernte ao tema q possa me indicar..

André Mantas disse...

Oi Joanna

No Brasil, penso que onde poderás procurar alguma bibliografia é na FUNARTE, Fundação Nacional de Arte.

http://www.funarte.gov.br/novafunarte/funarte/index.csp

Eles têm um centro de documentação e livrarias, e de certeza que existe algo com qualidade. Eu não conheço muitos livros específicos sobre malabarismo, normalmente está integrado em livros sobre história das artes circenses. Mas de qualquer forma, assim que encontrar titúlos específicos, publico aqui.

Bom trabalho, e cumprimentos

André Mantas disse...

Joanna, deixo um link bastante útil, sobre origens de malabarismo no geral, não especificamente no Brasil. Tem também indicação de bibliografia.

http://www.juggling.org/papers/history-1/

Cumprimentos

hannah disse...

nossa eu estava tentando fazer uma pesquisa e isso me ajudou muito .Sera que as pessoas sabem dessas coisas?

André Mantas disse...

O blog estará sempre disponível para este tipo de ajudas, Hannah :)

Bem vinda!